A Colônia de Férias Tia Maína quando ocorre nas dependências das Escolas parceiras não possui vínculo com o colégio, aceitando alunos de fora. Quando ocorre nas dependências de Creches parceiras não possui vínculo e não aceita aluno de fora.

A área que dispomos depende do local de parceria, mas buscamos ambientes que possuam uma área externa ampla que nos proporcione aproveitar os dias de sol e também salas apropriadas para a faixa etária, perfeitas para os dias de chuva. Sendo um prazer receber a criançada, afinal, toda criança tem o direito de gastar energia, com alegria e criatividade e não existe lugar melhor para isso do que a Colônia de Férias Tia Maína.

A Colônia no Colégio Padre Antonio Vieira (2014-2022)

Iniciamos o projeto piloto em julho de 2014, quando oferecemos para o Colégio a possibilidade de atendermos os pais durante as férias escolares. Uma demanda que chamou a atenção da professora Marina Perez ao trabalhar em creche e passar para escola. De início o público alvo foram as famílias da própria escola, mas logo a propaganda boca a boca atraiu os moradores da redondeza e passamos a atender 90% de famílias de fora da escola.

Começamos com o turno da tarde, mas logo passamos a oferecer os dois turnos e o integral. Atendemos de início a faixa etária de 2 a 8 anos e depois ampliamos até 10 anos. Sempre colocamos a alimentação saudável como um ponto importante e por este motivo contamos com a parceria da nutricionista infantil Renata Lima.

Nossa parceria terminou em dezembro de 2022, junto com o fechamento do Colégio. Foram 8 anos (16 edições) de muita alegria, carinho, dedicação e respeito. Atendemos mais de 200 famílias, sendo referência para famílias estrangeiras que buscavam a imersão na língua portuguesa para seus filhos e atendendo com mediação crianças com deficiência.

A Colônia na Escola Maple Bear Botafogo (2023)

Em dezembro de 2022 atuamos duas semanas na Unidade Palmeiras, atendendo o público de 2 a 5 anos. Em janeiro de 2023 mantemos a parceria por três semanas na Unidade Palmeiras (2-4 anos) e na Unidade Bambina (5-11 anos). Funcionamos apenas com o turno da tarde e sem oferecer o lanche. Foram 70 crianças, alunos e não alunos da escola, participando das atividades de artes, psicomotricidade, música, teatro, yoga, capoeira e circo. Foi uma adequação da nossa proposta aos ambientes oferecidos pela Escola e mantemos a educação alimentar conversando com as crianças e estimulando a diversificação dos lanches e dando sugestões saudáveis.

A Colônia na Creche Bem Viver (2023)

Em janeiro de 2023 atuamos quatro semanas em parceria com a Creche Bem Viver, em Copacabana. Fechamos uma nova estrutura de trabalho: oferecemos nossa coordenação, durante o período estipulado pela direção, trabalhando quatro temas diversificados: diversidade cultural, natureza, artes e esporte. Onde atendemos, em média, 80 famílias.

 

 

logo-transp-315

APRENDER BRINCANDO

Julho de 2024

2 a 10 anos

 

 

Conheça o dia a dia da Colônia